Umas & Outras

Arte, Cultura, Informação & Humor
  • rss
  • Início
  • Quem sou?
  • #DiretoDaBolha
  • Livraria
  • FotoComTexto

As 10 coisas que mais gostei na viagem de navio

Clotilde Tavares | 9 de janeiro de 2010

Se você está chegando a esse blog hoje pela primeira vez, clique aqui para ver que viagem foi essa.

1 – A comida

Fiquei feliz de desfrutar de uma gastronomia elaborada como a que era servida no restaurante à la carte, com refeições de seis pratos. Não aumentei nem meio quilo porque esse tipo de comida, com suas pequenas porções, realmente engorda menos do que se você se servir no self-service onde sempre, sempre, os olhos são maiores do que a fome.

2 – Ver a esteira de espuma que o navio deixa na água

Eu ficava horas na amurada, ou na popa, vendo o caminho que a grande embarcação deixava nas águas e a rapidez com que ele se desfazia. Um momento ímpar para refletir sobre a rapidez com que as coisas passam…

3 – Tomar café da manhã na cabine

Odeio ver a humanidade antes de ingerir pelo menos meio litro de café e tomar um banho. O café na cabine, servido gratuitamente, na hora marcada por mim na véspera, com croissants deliciosos e outras gostosuras, foi realmente um luxo.

O clube.

4 – A pontualidade

Se anunciarem um show às 21h15, começa às 21h15; se disserem que a piscina está aberta às 8h55, abrem às 8h55. Vivendo e me irritando sempre num mundo impontual como o nosso, eu desfrutei de uma semana maravilhosa, podendo me programar, sem perder meu tempo esperando que as coisas começassem.

5 – A possibilidade de fazer amizade

Você vai caminhando pelo deck, senta numa daquelas poltronas com um livro. Ao seu lado, na poltrona próxima, senta alguém: homem, mulher, adolescente, não importa. Aí você sorri e diz: “Oi, eu sou Clotilde, e moro em Natal, e você, de onde é?” É o suficiente para conhecer gente e fazer boas amizades. Num cruzeiro, as pessoas estão mais abertas a isso e eu adoro conhecer gente nova.

Lojas "DutyFree"

6 – Praticar meu inglês terrível com o inglês mais terrível ainda de stewards e garçons

Foi divertido conversar em inglês com gente da Malásia, Indonésia, Coréia e Madagascar. Conversar é o modo de dizer, porque na maior parte das vezes um não entendia direito o outro. Mas como eu via que o inglês deles era tão ruim quanto o meu, a auto-censura diminuía e eu conseguia conversar razoavelmente bem com aquelas criaturas.

7 – Ir ao clube sozinha

Sentar, ficar horas ouvindo a banda tocando música romântica dos anos 1960, tomando refrigerante light… Você não precisa de companhia para freqüentar nada, uma coisa que nem sempre é bem aceita em terra firme. Pelo menos aqui em Natal eu não me atrevo a entrar num bar da moda e concorrido sozinha, para ocupar uma mesa, ver o show, comer, passar o tempo. Já tentei fazer isso, mas quando era mais nova os garçons me constrangiam me tomando por prostituta; agora, na terceira-idade, possivelmente vão pensar que eu sou doida.

Cardápio

8 – Provar a mim mesma que posso passar sete dias completos sem Internet

Sem e-mails, sem twitter, sem MSN, sem blog. E sem ler as milhares de coisas que leio todo dia na rede: jornais, revistas, blogs. Passei muito bem sem tudo isso. No segundo-dia de viagem, eunem me lembrava que existia Internet.

9 – Comprar a preço maravilhoso

Uma das boas coisas do navio são as lojas Duty Free, onde você compra em dólar, sem pagar imposto. O perfume que uso, que custa R$ 270,00, foi comprado a 68 dólares.

10 – O balanço suave da embarcação

Já disse aqui e repito: parecia que  eu era menina de novo, embalada na rede da infância por mãos maternas. Mas eram as ondas do Atlântico, ou os suspiros de Iemanjá, a Rainha do Mar, embalando meu sono por sete deliciosas noites. Tenho saudades.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Click to share on Twitter(abre em nova janela)
  • Mais
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)
Categorias
Comportamento, Viagens e turismo
Tags
cruzeiro, MSC Melody, navio, turismo, Viagem
Comentários RSS
Comentários RSS
Trackback
Trackback

« Meu casaco de general A vida é sonho »

15 Responses to “As 10 coisas que mais gostei na viagem de navio”

  1. edeli disse:
    15 de junho de 2011 às 07:34

    Oi Clotilde Obrigada por me responder no fly. Lendo o que voce escreveu me senti mais segura.bj

  2. Valéria disse:
    14 de junho de 2011 às 16:28

    Nossa… fiz uma viagem esse ano e concordo totalmente com essas 10 coisas… também adorei na mesma medida e pretendo voltar novamente.

  3. Dulce disse:
    26 de julho de 2010 às 08:28

    Ao ler as suas viagens e a palavra que utiliza para exprimir os seus sentimentos ao relatar as sua viagens é a palavra inveja neste caso “inveja boa”
    junto envio o site de uma casa que se chama Casa da Inveja e vai perceber a razão, viaje um pouco no site e de certeza que vai gostar, uma aldeia que é feita de uma península e com a igrejinha no meio da mesma.
    http://www.casadainveja.com é uma unidade familiar de Turismo Rural

  4. fernanda roberta disse:
    12 de janeiro de 2010 às 16:35

    sempre quis saber como era dentro de um navio,obrigado por descrever tão bem como e estar la

  5. Fátima Vieira disse:
    11 de janeiro de 2010 às 17:43

    Clotilde,

    Seja bem-vinda de volta! E curada!
    Tenho a maior vontade de fazer um cruzeiro e um dia eu vou!
    Vou anotar as suas dicas que me serão úteis quando esse dia chegar.
    Abraços!

  6. Sora Soralina disse:
    11 de janeiro de 2010 às 16:00

    Ai Clô…
    Que delicia deve ter sido sua viagem!
    Tbm adoro viajar, e sigo, acompanhada ou não, firme e forte, para onde a querência ( e as posses, claro) me mandar!
    Uma viagem de navio é algo que ainda está por ser ticada da minha listinha de coisas por fazer nesta vida.
    Quem sabe um dia….

    Xro…

  7. Alex de Souza disse:
    11 de janeiro de 2010 às 12:09

    Ri pra me acabar com seu relato! Prncipalmente a frase “Odeio ver a humanidade antes de ingerir pelo menos meio litro de café e tomar um banho.” Caí da cadeira de gargalhar!

  8. Clotilde Tavares disse:
    10 de janeiro de 2010 às 20:38

    Haverá próxima viagem sim e terei o maior prazer em levar Isabela – para quem não sabe, é minha neta, que fará 15 anos no final do mês!

  9. Clotilde Tavares disse:
    10 de janeiro de 2010 às 20:37

    Tião, o enjôo de viagem não é problema de estômago, chama-se cinetose e é uma condição do ouvido interno, pelo mesmo mecanismo que causa labirintite. No blog especial que estou preparando explico em detalhe. Tem gente que enjoa, tem gente que não. Eu nunca nunca nunca enjoei em barco – dizem que “quem é do mar não enjoa…”

  10. Rômulo Tavares disse:
    10 de janeiro de 2010 às 16:23

    Ok, Mãe. Muito boa a sua síntese e aguardo o blog especial. Até porque eu e Valentina nos animamos a ir numa viagem dessas e queremos saber os datalhes e dicas vindos de uma pessoa sensata e rigorosa como você. Isabela também poderia ir com você na próxima viagem, se houver, obviamente patrocinada por mim. Bjs. Rominho.

  11. Tião Maia disse:
    10 de janeiro de 2010 às 14:48

    Mas que menina sapeca é você, hem?
    Porém, já que você não me levou, eu fiquei muito curioso e qualquer dias desses arrumo as malas, pego a minha numerosa prole e vou viajar de navio também.
    Será que vou enjoar?
    bjs

  12. Clotilde Tavares disse:
    10 de janeiro de 2010 às 12:39

    Eu achava 1) que ia me sentir confinada; 2) que ia me dar vontade de voltar no meio do caminho – descer numa escala e pegar um avião de volta; 3) que ia engordar 10 quilos; 4) que não ia conseguir ficar sem internet; 5) que ia me sentir deslocada, outsider, sem companhia; 6) que ia ficar o tempo todo num canto com um livro – não li nem 30 páginas; 7) que ia odiar a diversão – que é meio brega mas eu adorei; oito) que ia comprar muito – comprei pouco porque não tinha gadgets eletronicos á venda; 9) que ia achar lindos marnheiros – a maioria são sem graça… e 10) que não ia querer viajar de novo. Todos essas expectativas negativas e pre-concebidas foram por água abaixo. E essa resposta me deu tema para novo post… Aguardem.

  13. Chico Moreira Guedes disse:
    10 de janeiro de 2010 às 12:12

    nunca pensei que um dia eu ainda seria simpático à idéia de fazer um cruzeiro, coisa da qual sempre corri léguas, considerando como uma forma de anti-viagem por excelência; agora, com suas notas, de repente repenso minhas certezas. deve ser a idade…rsrs

  14. Karl Leite disse:
    10 de janeiro de 2010 às 10:20

    Sua viagem foi excelente em todos os aspectos. Parabens Clotilde. Sensacional seu relato. QQ dia vou com minha fofinha!!!

  15. Karl Leite disse:
    10 de janeiro de 2010 às 10:20

    Parabens Clotilde. Sensacional seu relato. QQ dia vou com minha fofinha!!!

Leave a Reply

Clique aqui para cancelar a resposta.

Tópicos Recentes

  • GERÚNDIOS
  • ROMANCEIRO VIVO
  • Estranhas iguarias
  • Adiza Santa Cruz Quirino, “Tia Adiza” (1916-1990)
  • Como escolher um texto para encenar na escola?

Tags

barulho barulho urbano biblioteca blog blogosfera Braulio Tavares cabelos brancos Campina Grande Cariri Cariri Paraibano Carnatal cinema comportamento humano corrupção Coxixola cultura popular Design escrever escritor Fotografia e design gatos Gerúndios Hamlet Harold Bloom hoax idade Internet leitura Literatura literatura de cordel livros meio ambiente Memória Moda mundo blog Natal Nilo Tavares padrão de atendimento Paraíba poesia sertão Shakespeare teatro turismo Viagem

Categorias

  • Arte (57)
  • Comportamento (202)
  • Cultura (103)
  • Curiosidades (62)
  • Fotografia e design (20)
  • Humor (44)
  • Memória (45)
  • Pop-filosofia (12)
  • Qualidade de vida (30)
  • Sem categoria (39)
  • Tecnologia e Internet (26)
  • Uncategorized (65)
  • Viagens e turismo (27)

Páginas

  • #DiretoDaBolha
  • Livraria
  • Quem sou?

Arquivos

  • julho 2024 (4)
  • julho 2023 (7)
  • março 2023 (1)
  • abril 2022 (1)
  • novembro 2021 (1)
  • junho 2021 (2)
  • abril 2021 (6)
  • agosto 2020 (1)
  • julho 2020 (1)
  • junho 2020 (1)
  • outubro 2019 (2)
  • abril 2018 (1)
  • janeiro 2018 (5)
  • novembro 2017 (1)
  • agosto 2017 (2)
  • junho 2017 (1)
  • maio 2017 (2)
  • março 2015 (1)
  • fevereiro 2015 (4)
  • janeiro 2015 (9)
  • julho 2014 (2)
  • maio 2014 (4)
  • dezembro 2013 (1)
  • setembro 2013 (6)
  • junho 2013 (1)
  • março 2013 (1)
  • setembro 2012 (3)
  • agosto 2012 (1)
  • maio 2012 (1)
  • fevereiro 2012 (1)
  • janeiro 2012 (1)
  • dezembro 2011 (5)
  • novembro 2011 (2)
  • outubro 2011 (3)
  • junho 2011 (1)
  • maio 2011 (2)
  • abril 2011 (3)
  • janeiro 2011 (14)
  • outubro 2010 (3)
  • setembro 2010 (11)
  • agosto 2010 (3)
  • julho 2010 (5)
  • junho 2010 (2)
  • maio 2010 (5)
  • abril 2010 (13)
  • março 2010 (19)
  • fevereiro 2010 (18)
  • janeiro 2010 (17)
  • dezembro 2009 (25)
  • novembro 2009 (28)
  • outubro 2009 (31)
  • setembro 2009 (29)
  • agosto 2009 (28)
  • julho 2009 (30)
  • junho 2009 (27)
  • maio 2009 (29)
  • abril 2009 (29)
  • março 2009 (6)

Agenda

maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« jul    

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org
rss Comentários RSS valid xhtml 1.1 design by jide powered by Wordpress get firefox